Quarentena Cultura: Onde e como assistir Musica Clássica, Ópera, Balé e Dança Contemporânea

Olá quarenteners!

Hoje o post é com as dicas para assistir música clássica, ópera, dança contemporânea e balé.

Como já havia mencionado antes, tanto no PBS Vídeo como o Broadway HD há diversos espetáculos de ópera, música clássica e dança.

A Met Ópera: também mencionada previamente, lançou mais uma série de óperas para serem colocadas no ar todas as noites às 20:30 do horário brasileiro.

  • 06/04 Aida de Verdi
  • 07/04 La Fanciulla del West de Puccini 
  • 08/04 Falstaff de Verdi
  • 09/04 Parsifal de Wagner
  • 10/04: Roméo et Juliette de Gounod
  • 11/04: Don Pasquale de Donizetti
  • 12/04: Così fan Tutte de Mozart

Opera Vision: é uma das minhas descobertas favoritas durante a quarentena. É um serviço de streaming grátis que juntou diversas casa de ópera da Europa e disponibiliza produções e montagens de ópera e dança de altíssima qualidade. Além disso, o conteúdo de suporte é muito interessante e há inclusive uma área dedicada aos expectadores que não conhecem ainda muito ópera. Eles são relativamente novos, e frequentemente estão com novos espetáculos sendo adicionados.

Royal Opera House de Londres: Uma das principals casas de ópera e ballet do mundo localizada em Londres também está oferecendo uma programação de streaming de algumas de suas montagens via youtube e facebook. Além das produções completas eles também oferecem masterclasses e cenas de bastidores.

Os espetáculos de streaming ao vivo vão ao ar às 15h do Brasil. Abaixo a agenda:

  • 10/04: Ópera Così Fan Tutte
  • 17/04: Balé The Metamorphosis
  • 24/04: Ópera Gloriana
  • 01/05: Balé The Winter’s Tale

Opéra National de Paris: E não poderíamos falar de ópera e ballet sem entrar no tradicional Palais Garnier. L’Opéra também lançou uma agenda de streaming junto à France TV com vários espetáculos disponíveis de março até o início de maio. Além disso, o site também oferece um conteúdo riquíssimo de bastidores e ensaios bem como o virtual tour do teatro que é um dos meus lugares favoritos neste planeta.

Culture Box da France TV:  Também uma das descobertas da quarentena que mudaram minha qualidade de vida cultural em casa. Ali vocês terão acesso a vários conteúdos de cultura, desde espetáculos completos, entrevistas e documentários. Há desde ópera e balé até hiphop, jazz e outras músicas e danças contemporâneas. É em francês mas organizado de uma forma que mesmo sem entender muito o idioma é fácil de usar o site.

Lincoln Center at Home: E por falar em mistura de estilos e formas de artes cênicas, claro que um dos locais mais importantes do mundo é o Lincoln Center em NY. O local onde não só temos a Metropolitan Ópera, como também o NYC Ballet, a NY Philharmonic, Jazz on Lincoln Center, Juilliard School e Lincoln Center Film Society – até pouco tempo atrás havia também a NYC Opera, mas essa é história para um outro post. LC at Home está com uma agenda repleta dos mais variados espetáculos que foram filmados para arquivo bem como conteúdo de bastidores, conteúdo para crianças, aulas teóricas e práticas de música e dança. Uma das mais populares é da bailarina Tiler Peck que também dá aulas diárias em seu instagram.

Cirque du Soleil Connect: para quem ama, o Cirque du Soleil criou uma plataforma interativa que disponibiliza espetáculos e vídeos dos bastidores, aulas de fitness e conteúdo para crianças.

Marquee Arts TV: Como PBS Video e Broadway HD, o Marquee Arts TV também é um aplicativo para telefones, tables e smart-tv que tem bastante conteúdo cultural. Ele é pago, mas além de 7 dias gratuitos para teste eles também oferecem um setor com muitas opções grátis. Vale destacar que há performances do Ballet Bolshoi e diversas produções de peças de Shakespeare. 

Grupo Corpo: a companhia de dança disponibilizou durante a quarentena algumas de suas coreografias completas no vimeo.

Cisne Negro Cia de Dança: programação diária no de aulas de dança e yoga, bate-papo e depoimentos de bailarinos no instagram da companhia e da estúdio (escola).

Além da escola, o bailarino Willian Gasparo também está dando aulas diárias que misturam dança e yoga. Veja a matéria que fiz com ele para o site RS: https://siterg.uol.com.br/lifestyle/2020/04/06/danca-ioga-e-terapia-unidas-em-uma-so-aula-e-o-melhor-live-gratuita-no-instagram/

92Y:  Além dos vídeos de arquivo disponíveis de palestras e concertos, o 92Y também está com uma agenda de concertos de música clássica que estão acontecendo ao vivo durante a quarentena.

Chamber Music Society: Assim como o 92Y tem colocado concertos e conteúdo de arquivo e também organizado shows para streaming.